quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Método Instrospectivo

Método Introspectivo


        O primeiro método utilizado pela Psicologia científica foi o método introspectivo. O seu criador foi o psicólogo alemão W.Wundt. É um método analítico. Podemos dividi-lo em três momentos:
1) O sujeito que vive um certo estado de consciência auto-observa-se;
2) Descreve ou relata ao psicólogo o que se passa na sua mente;
3) O psicólogo registra e interpreta o que é descrito.
        Como se vê, uma mesma pessoa é observador e observado. No entanto, quem analisa e interpreta é o psicólogo. Apesar deste cuidado de Wundt, o método introspectivo apresenta muitas limitações.
        Essas limitações são de dois tipos: limitações quanto à objectividade e limitações quanto à amplitude da sua aplicação. Quanto à objectividade, podemos indicar as seguintes limitações:
a)     Não há distinção real entre o observador e o observado (como dizia Watson, a observação não é pública), ou seja, a observação interna não pode ser objetivamente controlada.
b)     Um estado de consciência não pode ser, ao mesmo tempo, vivido e descrito (a introspecção é, no fundo, retrospecção).
c)     A introspecção valoriza excessivamente e de forma irrealista as capacidades da memória e da linguagem: nem todos os estados de consciência podem ser fielmente verbalizados e a descrição de um estado consciente pode alterá-los.
d)     Há estados de consciência que, pela sua intensidade emocional, não permitem uma descrição distanciada, fria e rigorosa necessária à introspecção.
e)     Diferentes pessoas podem descrever de modo diferente o mesmo fenômeno psicológico.
Quanto à amplitude, podemos apontar as seguintes limitações:
a)     Tem apenas como objeto os processos mentais conscientes;
b)     Não é aplicável a fenômenos de natureza fisiológica;
c)     Não é aplicável no campo da psicologia infantil nem no da psicologia animal.
        Atualmente, a introspecção é utilizada unicamente como complemento de outros métodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário