segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Estrutura do consciente de acordo com Jung - Livro 'O mapa da alma'

Consciência é a percepção dos nossos proprios sentimentos e no seu centro existe um "eu".
Jung estava mais interessado em descobrir o que havia por baixo da consciência, nos interiores da psique. Mas ele também assumiu a tarefa de descrever e explicar a consciência humana.


Estudar a consciência é dirigir a atenção para o instrumento que se está usando para a investigação e exploração psicológicas. Por quê é tão importante, principalmente em psicologia, entender a natureza da consciência do ego? 
Porque há a necessidade de proceder a ajustes para a distorção.O centro do campo da consciência e dado que este campo inclui também a personalidade empírica, o ego é o sujeito de todos os atos conscientes da pessoa.
Personalidade empírica - é a nossa personalidade tal como a conhecemos e a vivenciamos diretamente.
Ego - "Sujeito de todos os atos pessoais de consciência", ocupa o centro desse campo.
Jung estabelece uma distinção entre características conscientes e inconscientes da psique:
  • Consciência é o que conhecemos.
  • Inconsciência é tudo aquilo que ignoramos.

O inconsciente inclui todos os conteúdos psíquicos que se encontram fora da consciência. O inconsciente era a principal área de investigação em psicologia da profundidade e o mais apaixonado interesse de Jung estava na exploração desse território.
Jung, em seus escritos afirma que a consciência é uma categoria mais ampla do que o ego e contém mais do que somente o ego. A consciência é o estado de conhecimento e entendimento de eventos externos e internos. Os nossos olhos são os indicadores da presença de consciência. O oposto de consciência, ou seja, o inconsciente é o estado de sono profundo e sem sonhos. Exemplo disto é o coma.
Para Jung, o ego não é fundamentalmente constituido e definido pelos conteúdos adquiridos da consciência. O ego é algo inato. Ele é responsável pela retenção de conteúdos na consciência, e também pode eliminar conteúdos da consciência deixando de os refletir.

Carl Jung

Localização do ego
Um ego que adquiriu autonomia na infância também sente que a consciência pode ser dominada e dirigida a vontade. A característica de uma pessoa ansiosa é uma indicação de que o ego não alcançou plenamente esse nível de confiante autonomia.
Jung adverte contra a tentativa de fornecer excessivo isolamento para uma criança diante das investidas de uma realidade repleta de desafios. Para estimular o crescimento do ego, um ambiente permanentemente climatizado e super protetor não oferece nada de útil.

Livro "O mapa da Alma"

Tipos Psicológicos 
Jung argumentou que o ego tem uma tendência inata, genética, para preferir um determinado tipo de combinação de atitude e função.

Diferenças Tipológicas
Diferenças Tipológicas entre pessoas podem levar a conflitos sérios no seio de famílias e grupos. Filhos que são tipologicamente diferentes de seus pais são com frequência, incompreendidos e podem ser coagidos a adotar uma falsa tipologia que se harmonize com as preferências parentais.

Para Jung, consciente e inconsciente opõe-se e complementam-se ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário