segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Seis Estudos de Psicologia - Jean Piaget

O Recém-nascido e o Lactente - Período Sensório Motor

"O desenvolvimento é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. "
No campo da vida afetiva, por exemplo, o equilíbrio dos sentimentos aumenta com a idade. E, finalmente, também as relações sociais obedecem à mesma lei de estabilização gradual.
O desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável a edificação de um grande prédio que, à medida que se acrescenta algo, ficará mais sólido.

O período que vai do nascimento até a aquisição da linguagem é marcado por extraordinário desenvolvimento mental. Muitas vezes, mal se suspeitou da importância desse período. Isto porque ele não é acompanhado de palavras que possam seguir, passo a passo, o progresso da inteligência e dos sentimentos, como mais tarde. 


Piaget separa em 3 estágios entre o nascimento e a aquisição da linguagem: 
  • O dos reflexos;
  • O da organização das percepções e hábitos;
  • E o da inteligência senso-motora propriamente dita;
No recém nascido, a vida mental se reduz ao exercício de aparelhos reflexos, isto é, as coordenações sensoriais e motoras. O bebê não se contenta de sugar quando mama, sugando também no vazio, seus dedos (quando os encontra) e qualquer outro objeto. Coordena os movimentos dos braços com a sucção, até levar, as vezes, seu polegar à boca.


Do ponto de vista perceptivo, constatamos que, logo que a criança começa a sorrir, reconhece certas pessoas em oposição a outras. E logo depois, o bebê começa a pegar o que vê.


O terceiro estágio, que é o mais importante ainda para o curso de desenvolvimento: O da inteligência prática ou senso-motora. A inteligência aparece, com efeito, bem antes da linguagem. Mas é uma inteligência totalmente prática, referente à manipulação dos objetos e que só utiliza, em lugar de palavras e conceitos, percepções e movimentos, organizados em "esquemas de ação". Pegar uma vareta, para puxar um objeto distante, é assim um ato de inteligência.


Um ato de inteligência mais precoce consistirá em aproximar o objetivo, puxando o suporte sobre o qual está colocado. Vários outros exemplos poderiam ser citados. Ao primeiro estágio de técnicas reflexas corresponderão os impulsos instintivos elementares, ligados à alimentação. Ao segundo estágio, corresponde a uma série de sentimentos elementares: o agradável e o desagradável, o prazer e a dor, etc., assim como os primeiros sentimentos de sucesso e fracasso. Ao terceiro estágio, o bebê começa a se interessar essencialmente por seu corpo, seus movimentos e pelos resultados dessas ações.

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